KN Associados
KN Associados
PUBLICAÇÕES
KN Associados
Vitrine Brascol - Iluminação Comercial  |  01/1900
VOLTAR

Iluminação Comercial: Acenda essa idéia
Vitrine Brascol (Ano IV - Edição 11)

É um assunto tão importante quanto a arquitetura da sua loja ou a disposição das mercadorias. Não trate o tema como um simples detalhe: a iluminação pode aquecer suas vendas ou espantar seus clientes. Faça a escolha certa.

Na montagem ou reforma de uma loja, o item iluminação deve ter o mesmo peso dos outros aspectos da obra. A maneira como você ilumina o ambiente e seus produtos ajuda a dar a "cara" da sua loja. Iluminar bem traz outro benefício: a otimização do recurso. Escolhendo um ponto correto, com o número exato de pontos de luz e utilizando as lâmpadas indicadas, o lojista gasta o estritamente necessário com energia elétrica. Portanto, vale a pena prestar atenção nesse tema.

"Existe um mito no varejo: quanto mais luz, melhor. Isso não é verdade. O ambiente bem iluminado é o que acolhe o cliente e destaca as mercadorias, não aquele repleto de lâmpadas por todos os lados", explica Naassom Ferreira Rosa, arquiteto da KN Associados. nem mais, nem menos. O equilíbrio, como em tudo na vida, aqui também é fundamental.

Se existem diferenças em relação à arquitetura de cada loja, ao ambiente pretendido pelo lojista, ao tipo de produto oferecido, algumas verdades valem para todos os casos. O produto deve ser bem iluminado. A luz focada na mercadoria valoriza o produto. "Uma pérola no fundo do mar não tem valor algum. Incrustada em ouro e exposta na vitrine, é uma jóia de alto custo que magnetiza olhares. O mesmo vale para qualquer produto: se ninguém o vê, ninguém o deseja. E a iluminação ajuda a criar essa atmosfera de valorização, expondo-o ao cliente", completa Naassom.

Mais uma verdade universal: você vai investir em iluminação, isso é fato. Uma análise preliminar, chamada no segmento de estudo luminotécnico, garante que seu gasto seja bem aproveitado. Você vai investir o mesmo valor que estava imaginando, mas vai iluminar melhor sua loja e ainda programa um gasto menor com energia elétrica. Lembra-se da época do "apagão", quando todos saíram comprando lâmpadas compactas fluorescentes, que eram mais caras que as convencionais incandescentes? O objetivo era investir no equipamento para economizar na conta, ao final do mês. O conceito é o mesmo.

Outro conceito comum a todos: não adiante brigar com o sol. O astro rei sempre vai ganhar a parada. Por isso, na construção ou reforma da loja, leve em consideração onde vai bater sol e em que horário. Use a luz natural a seu favor e, nos casos em que ela chegue a atrapalhar a visão dos produtos na vitrine, inclua soluções como toldos e marquises.

Hoje, o mercado dispõe de uma variedade imensa de lâmpadas, para luminosidades e objetivos diferentes. Para uma iluminação geral do ambiente, as lâmpadas fluorescentes são as mais usuais. Mas, entre essas, já existem diferentes produtos. Há as mais tradicionais, com a chamada luz branca, que proporcionam ambientes fartamente iluminados mas podem "empalidecer" objetos e fisionomias. Uma alternativa é a fluorescente amarela, que tem o mesmo alto poder de iluminar, mas proporciona uma reprodução menos "chapada", favorecendo a exposição de itens como roupas, que requerem maior fidelidade nas cores.

A iluminação correta ajuda a criar o tipo de ambiente que se pretende. Uma loja popular pressupõe iluminação generalizada. Já um estabelecimento mais sofisticado precisa de luzes mais focadas, criando uma atmosfera mais intimista. Nos dois casos, no entanto, o destaque dos produtos deve ser feito, pois o artista principal, em qualquer cenário, é sempre a mercadoria.

Mesmo nas lojas populares, há ambientes que precisam de uma iluminação especial. As vitrines, os nichos de exposição de mercadorias, as áreas de caixa, os provadores merecem destaque. "Não é por ser popular que a loja não mereça um cuidado especial nesse aspecto. Mesmo no formato de iluminação generalizada, é importante criar, com a luz, ambientes diferenciados, até pra ajudar a dar personalidade ao ambiente", ensina Naassom.

Um cuidado que o lojista deve ter, na concepção do projeto, é em não criar uma iluminação sem flexibilidade. Ele pode, em determinados períodos, mudar a disposição dos objetos de exposição na área de vendas e, para isso, poderá adequar a iluminação para o novo layout. "para garantir essa flexibilidade, o ideal é usar luminárias com trilhos, para que elas possam ser realocadas de acordo com a necessidade", conclui Naassom.

Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
XII
Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
GANHAMOS!
KN Associados
RECEBA NOSSAS
NEWSLETTERS
Digite seu endereço de e-mail abaixo:

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

KN Associados
RUA CDE. SILVIO ÁLVARES PENTEADO, 35
PINHEIROS - SÃO PAULO - SP
CEP: 05428-040
KN Associados
FONE: 55 (11) 3814-3877
FAX: 55 (11) 3031-6324
rolex replica sale replica watches uk rolex replica sale