Em feiras, exposições e outros eventos, o Senac Editoras já demostrou seu sucesso com o público, a exemplo do ocorrido na 13ª Bienal internacional do livro do Rio de Janeiro, realizada em setembro. Que tal, então, implantar uma livraria da Editora Senac São Paulo (EDS) entre alunos, docentes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas? O local onde essa idéia se concretizou é o Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro (CAS). Lá, a EDS inaugurou, em 22/10, um espaço para a oferta de mais de 750 obras do catálogo Senac Editoras, selo que reúne publicações do Senac São Paulo, Senac Rio, Senac Nacional, Senac Minas e Senac Distrito Federal.
Além dos livros, a loja coloca à venda outros produtos com o selo Senac Editoras, o que inclui 131 títulos de DVDs, 23 CDs e 43 teleconferências. O ambiente tem 80 metros quadrados e, entre tantas oportunidades de leitura e compra, há também um computador para acesso à internet e demonstração de softwares, além de um monitor de TV com DVD/VHS para a exibição de vídeos, DVDs e teleconferências. Para se alinhar ao clima de modernidade do CAS, foi adotado projeto arquitetônico desenvolvido pela KN Associados — empresa que planeja grandes lojas da rede de livrarias Saraiva —, que acompanhou os mesmos conceitos adotados pelo Serviço de Engenharia (Seng) no campus.
Estratégias
Por ser uma experiência inovadora, a Loja Senac, como é denominada, passará por um período de adaptação até o fim deste ano, para que 2008 comece com um modelo de funcionamento consolidado. Nas estantes estão cerca de 2 mil exemplares de obras do Senac Editoras, que serão vendidas com desconto de 20% para portadores da carteirinha do estudante do Senac e de 50% para docentes e funcionários.
Para o próximo ano, num trabalho conjunto com a coordenação dos cursos, a livraria colocará à disposição a lista de livros recomendados pelos professores em sala de aula. Dessa forma, os alunos poderão encomendar títulos de outras editoras. Pensando também na praticidade do público que freqüenta o CAS, a EDS adaptou ainda um ambiente para papelaria, que, já em 2008, atenderá às necessidades básicas e específicas de várias áreas.
Linha College
Assim como em grandes universidades da Europa e dos Estados Unidos, os alunos do CAS terão a oportunidade de utilizar uma coleção de roupas personalizadas com a marca do Centro Universitário Senac. É a linha College, composta por camisetas e agasalhos. A identidade visual da marca foi desenhada por Patrícia Suescun, designer da equipe de comunicação do Campus Santo Amaro. A linha College será comercializada apenas na nova livraria, mas a expectativa, de acordo com a comunicação do CAS, é atingir, em breve, todos os estudantes do Centro Universitário Senac.
A Loja Senac localiza-se na área central do campus, ao lado do prédio da gastronomia, em espaço reservado para serviços, como praça de alimentação, Banco Santander e Student Travel Bureau (STB). A EDS assume a coordenação da livraria com a contratação, inicialmente, de dois funcionários para o atendimento. O horário de funcionamento é das 8h30 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 14 horas aos sábados. Ele poderá ser adaptado de acordo com a demanda de público.